segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MUSICOTERAPIA



A música e o seu corpo: Como a música nos afeta e por que a musicoterapia promove a saúde



As pesquisas mostram que a música tem um grande efeito tanto no corpo quanto na psique.Segundo Elizabeth Scott a música é usada para curar, cicatrizar feridas da alma e curar males do corpo. Além de modificar os batimentos cardíacos, melhorar os estados de humor, ajudar a ter um sono tranquilo, socializar, melhora muito o desenvolvimento cognitivo tanto de crianças quanto de adultos de qualquer faixa etária. Atualmente o SUS (Sistema Único de Saúde) aqui no Brasil, já autorizou e foi aprovado por lei a terapia pela música, o que é um grande avanço no tratamento multidisciplinar em nosso país.

2 comentários:

Adélia disse...

Olá, Fátima! Que excelente notícia!
Sou médica (anatomia patológica) em Uberlândia-MG, pós-graduanda em Arteterapia Aplicada pela UNIP-SP, e bailarina amadora de dança do ventre, tribal e flamenco. Gostaria de conhecer médicos que trabalham com Arteterapia e suas vertentes em hospitais, e saber mais sobre os trabalhos que estão acontecendo e sendo publicados sobre o assunto atualmente.
Parabéns! Foi uma alegria encontrar seu blog!

Abraços,

Adélia

Arteterapia na FAMED-UFC disse...

Oi Adélia, estive afastada de minhas atividades docentes e do blog também.Vontade de voltar mas ainda de licença da Universidade.Fiquei feliz em saber que não sou apenas eu que misturo ciência com arte.Que alegria saber que nosso time está crescendo. Gde abraço e visitarei seu blog.